sexta-feira, 25 de junho de 2010

A matriz BCG na sua vida amorosa.

Você conhece a menina ou o menino, isto realmente não depende do seu sexo, mas de qual gênero você quer pegar. Curtiu o sorriso dela (e),gostou da meia dúzia de palavras que ela (e) disse, pegou msn, Orkut, Facebook e Twitter. Viu todas as fotos disponíveis e ficou mais encantado (a) ainda. Beleza! Suas emoções, agora, estão esperando dar a largada da corrida da paixão.

Ela (e) fala que adora Lady Gaga, você acha um máximo e, de repente, acha que ela(e) é o que faltava pra te completar. Ou então, ela (e) disse que é formado em cinema e você simplesmente ama cinema e, pronto, você acredita que encontrou a parceira (o) da sua vida. Por mais idiota que isto pareça, vão ser detalhezinho bestas como estes que farão você se derreter todo (a) e criar a maior ilusão sobre a pessoa.
Mas até ai a história nem começou de verdade. Então se prepara, porqu é muito importante você saber de algumas coisas antes de continuar apostado com o acaso. E pra explicar como você deve agir em cada situação eu decidi seguir um roteirinho muito esquema baseado em uma teoria de marketing.

Algumas pessoas por ai, já ouviram falar de uma tal de matriz BCG. Caso você nunca tenha ouvido, não esquenta, eu explico: a benditinha foi desenvolvida por um tal de Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial Boston Consulting Group (ta aí o BCG) em 1970. E o objetivo da garota é fazer uma análise do portfólio de produtos da empresa baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Não entendeu? Não tem problema, o que importa é que eu vou fazer uma associação super batuta com esta matriz doida e a sua vida amorosa.

Voltando a historinha, um belo dia, você acorda com o pé direito e marca um encontro com a vítima em questão ou então recebe o convite. Fica toda saltitante porque ele te chamou pra sair, mas sendo o homem vai se sentir “o cara”, porque ela tá na sua. Queridão agüenta firme que ainda tem muita água pra rolar.

E o primeiro encontro acontece. Tudo lindo e maravilhoso. Lógico, cheio de mentirinhas e ocultando a sete chaves aquilo que todo mundo faz, mas morre de vergonha de expor (se liga meu, porque todo mundo caga, faz xixi e assoa o nariz). As garotas viram lady impecáveis, cheia de charminhos e sorrisinhos e quase nem bebem. Os rapazes fazem a maior propaganda de si como verdadeiros heróis e contam suas historias épicas em que salvaram diversas mocinhas indefesas.

Vocês acabaram de entrar no primeiro estágio! Se formos considerar os únicos dois conceitos da nossa matriz já citada, vocês se inseriram no universo do “Em questionamento”. O que é maravilhoso, porque você deve se encher de perguntas mesmo. Ao consideramos o quanto você e o(a) paquera estão participando e valorizando o relacionamento é a Participação Relativa de Mercado (lembre-se o mercado é o seu relacionamento) e o quanto de evolução este vínculo proporciona a vocês, temos aí um crescimento de mercado alto e uma participação de mercado baixa. Porque você está crescendo bastante, se arrumando toda pra encontrar ele e comprando flores para agradar a dama, está tentando mover deus e mundo para construir algo. Algo ai dentro está mudando! Mas vocês ainda não participam muito do relacionamento, afinal ele ainda nem existe! Estão engatinhando para construir algo.

É ai que você tem que ficar esperto(a). Pois isto pode seguir por dois rumos: no primeiro vocês dois estão encantados e querendo muito o “algo a mais”, o que é ótimo! Parabéns, você acabou de encontrar uma valiosa oportunidade de investimento. Mas caso um dos dois não esteja tão ligado no rolinho, então meu amor, o fim está predestinado para um tempo bem breve, melhor cair fora desta ameaça às suas emoções.

Caso você tenha encontrado a oportunidade, os dois vão começar a se encontrar alucinadamente. E aos pouquinhos vão se tornando mais humanos do que utópicos. Você vai gostar daquela mania estranha dele mexer os lábios e aceita as maiores babaquices que ele faz pra chamar atenção porque deseja uma boa noite de sexo. Ou então, engole todo o ciúme dela e finge que isto não acontece e tenta inutilmente demonstrar que ela não tem motivos pra ficar com frescuras, porque, afinal, você também quer muito sexo.

Ótimo! Agora vocês são um casal. Oficialmente ou não oficialmente vocês saem e se comportam, como diriam os selvagens: minha mulher e meu homem. Lindo! Sexo garantido. E é exatamente neste momento em que tudo está indo a mil maravilhas que os problemas começam. O tique dele se torna insuportável e a necessidade que ele tem de chamar a atenção faz com que você se irrite muito. O ciúme dela então! Você começa a preferir tomar a breja com os amigos do que ficar ao lado aquela chata.

Se esta porcaria de situação aconteceu, fica esperto. Existem duas soluções: a primeira é cair na real. Ele vai ser bobo, às vezes, vai agir como um menino e você não vai gostar nadinha do que ele falou pra sua melhor amiga. Mas ai é que entra a sua decisão de ser maduro o suficiente para aceitar a humanidade dele ou continuar em busca do idiota perfeito. Sinto informar, mas eles não existem. O esquema é tentar achar um que você curta e dê menos problemas no relacionamento.

Se optar por aceitar os defeitos do dito cujo. Parabéns, meu amor, você está crescendo e virando gente grande. E o mais importante de tudo, vai começar a gostar dele (a) pelo que é de verdade, não pelos reflexos que ele tinha de você. Se ele (a) fizer o mesmo, mais lindo ainda, o relacionamento tem tudo para dar certo e vocês seguirem em frente cumprindo exatamente o que representa a intenção de um namoro. Neste momento, o casalzinho entra em um estágio glorioso de produto Estrela, onde o crescimento de mercado e a participação de mercado são altos! Nesta situação você realmente não tem do que reclamar, já que o relacionamento vai a mil maravilhas e você está mega envolvido com o negocio! Let it Shine. Let it shine. Let it shine.

Mas caso você não tenha aceitado as diferenças entre os dois; e em alguns casos é impossível mesmo, quando percebem que são absurdamente incompatíveis; você seguiu rumo a um grandioso abacaxi. E infelizmente não tem muito que fazer, já que ninguém está envolvido e ninguém cresce em nada com esta união. O melhor mesmo é abandonar o navio! Vá a luta caçar uma pessoa nova com quem você possa fazer todas as coisas divertidas que queria e criar um verdadeiro vínculo. Respira fundo e desapega destas expectativas frustradas, ai!

E por mais bizarro que tudo isto pareça, ainda não acabou! Afinal, mesmo que o seu produto seja estrela ele não permanece ali, assim de graça, você não pode parar nunca de investir nele. Valorize-o e nunca se acomode, se não você pode acabar tornando o relacionamento em uma “Vaca Leiteira” o que convenhamos, não é nada legal. É quando, que por mais envolvido que você esteja nesta coisa que vocês criaram, pra você se tornou uma chatisse, atingiu o ápice da mesmisse e a rotina te devora por dentro deixando tudo cada vez mais sem graça. Aceita tudo, porque está acomodado, pefere o que é mais fácil e, já que vocês se conhecem muito bem e se sentem em casa um com o outro.

Se perdeu a graça, o meu conselho é siga em frente e procure novas aventuras que tragam emoções à sua vida e a enriqueçam de contínua evolução. Não fique parado em um tempo perdido como uma vaca leiteira, nem sofra por um abacaxi que nunca ia ficar doce. Faça de toda interrogação uma escolha que traga uma estrela e não se esqueça que ela precisa ser sempre aquecida para continuar a brilhar!

Veja a gloriosa Matriz BCG abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário